O QUE É PSICOLINGUÍSTICA?

          Psicolinguística é o estudo das conexões entre linguagem e a mente que começou a se destacar como disciplina autônoma nos anos 1950.Ela não se confunde com a Psicologia da Linguagem por seu objeto e metodologia,apesar de muitos teóricos afirmarem que a Psicolinguística é um ramo interdisciplinar da Psicologia e da Linguística.De alguma maneira, seu aparecimento foi promovido pela insistência com o linguista Noam Chomsky (um dos psicolinguistas mais importantes) defendeu,naquela época, que a linguística precisava ser encarada como parte da psicologia cognitiva,além de outros fatores como o interesse crescente da Linguística pela questão da aquisição da linguagem.
          A Psicolinguística analisa qualquer processo que diz respeito à comunicação humana,mediante o uso da linguagem(seja ela de forma oral,escrita,gestual etc.).Essa ciência também estuda os fatores que afetam a decodificação,ou seja,as estruturas psicológicas que nos capacitam a entender expressões,palavras,orações,textos.
         A PSICOLINGUÍSTICA  é o estudo dos processos cognitivos envolvidos e na produção da linguagem.Ela se relaciona com diversas outras disciplinas como as ciências da linguagem,a neurologia,a neurobiologia,a psicologia e as ciências cognitivas.
          A PSICOLINGUÍSTICA é composta dos seguintes domínios:aquisição da fala e compreensão da linguagem,percepção da fala,produção oral e escrita,leitura,distúrbios da linguagem e linguagem e pensamento.
 Psicolinguista: Silva,Robson
confira abaixo o slide de fotos da turma formada em Psicolinguística pela FAP(Faculdade do Baixo Parnaíba,Chapadinha-MA)em  2008.
 
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38 comentários sobre “O QUE É PSICOLINGUÍSTICA?

  1. Gostaría de saber se fazendo Letras – Licenciatura Português/Espanhol posso fazer mestrado com esse tema(Psicolinguística)?

  2. Olá Robson, voce poderia indicar alguns autores que falam sobre esse tema? Fiz Letras, pos graduei em linguistica, mas estou muito interessada em fazer outra pós em psicolinbguistica, pois na caminhada com a linguistica, não vi nada desse tema.

    1. Olá querida. Você pode recorrer aos teóricos: Noam Chomsky, Michel Foucauld, Merleau-Ponty, Roman Jakobson e/ou talvez Irandé Antunes. Todos esses podem te ajudar. Eles tratam da aquisição da linguagem, fenomenologia da linguagem e questões psicológicas e comunicativas da linguagem. Abraço!

  3. otmo conteudo, Prof. Robson! agora entendo como o dr. milton erickson programava e reprogramava mentes de seus pacientes com hipnose instantanea, ou seja, utilizando tecnicas linguisticas.

  4. Olá Robson, pretendo fazer meu TCC em psicolinguística, irei acompanhar uma turma de 5ª série por um período de 10 meses, iniciarei agora em março de 2012. Por onde devo começar ? O que fazer ? Que livros e autores devo me basear? Obrigada!

    1. Olá querida! Obrigado por visitar meu blog. Sugiro que siga o sumário abaixo:

      SUMÁRIO

      INTRODUÇÃO
      2 – PSICOLINGÜÍSTICA
      3 – O PENSAMENTO E A LINGUAGEM
      3.1 – A PERCEPÇÃO, OS CONCEITOS E OS SÍMBOLOS
      3.2 – O PENSAMENTO E A LINGUAGEM
      4 – USOS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
      5 – A COMPETÊNCIA E O DESEMPENHO
      6 – A AQUISIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
      6.1 – A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM
      CONCLUSÃO
      BIBLIOGRAFIA
      Quanto aos autores, eis alguns:

      Slobin, D. I. 1979. Psycholinguistics, 2nd edition, Glenview, Illinois, Scott, Foresman and Company.

      Noam Chomsky; Irandé Antunes; Entre outros. Abraço!

  5. Olá, professor.
    Sou graduanda em letras espanhol e me encontro no primeiro semestre do curso e terei de fazer um seminário sobr psicolinguística. Como posso torna o tema mais interessante para apresentar a turma? Afinal todos desconhecemos o tema eu que irei a presentar aos demais alunos da turma.

    1. Olá querida. Olha dentro do tema (Psicolinguísitca) escolha um aspecto específico para você trabalhar com seus alunos. Por exemplo: O desenvolvimento da linguagem ou algo sobre leitura, como se lê e/ou a importância da leitura. Com isso, você estará abordando conteúdos de Psicolinguísitca. Abraço!

  6. Olá.
    Professor, parabenizo pelas explicações sobre o tema de psicolinguística e, diante disso, questiono: A dificuldade no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita faz parte de estudos relacionados à psicolinguística?
    Desde já, agradeço.

  7. Olá Professor,
    Sou graduanda em Letras Inglês da Universidade Federal de Alagoas e estou no quarto período do curso. Pretendo fazer meu TCC em Psicolinguística. Tenho curiosidade em analisar como ocorre o processo de aquisição de linguagem de língua inglesa em crianças da rede pública de ensino, considerando o contexto social em que elas vivem. Sendo assim, gostaria de saber se a Psicolinguística é uma disciplina indicada para este estudo, ou qual seria?

  8. Prabéns pelos comentários.São interessante.Mas importante ainda é verificar que você responde a todos os comentários.Parabéns mais uma vez. Costumo pesquisar de tudo um pouco!

    1. Seria interessante você enfatizar a questão da LÍNGUA E LINGUAGEM. Fazer ressalvas sobre a língua escrita e língua falada, a aquisição de ambas. Através de conceitos, tabelas demonstrativas, relatórios e pesquisas de campo. etc. Abraço!

  9. olá, Robson ESTOU PTRESTE A FAZER UM DEBATE COM O TEMA PSICOLINGUISTA (ASPECTOS POSITIVOS) PRECISO DE SUA AJUDA PARA DA UM SHOW NA CLASSE.ME AJUDA

    1. Olá Girlania, obrigado por ler minhas postagens. Para lhe ajudar no debate, recomendo-lhe ler o livro: DEL RÉ, A. Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo:
      Contexto, 2006. Dê uma olhada também neste site: http://eduquenet.net/genetica.htm. Tem algumas ideias pra você ir montando seus argumentos acerca desta ciência (Psicolinguística). Abraço!

    1. Olá.. obrigado pelo comentário. Um das formas de entender o modelo psicolinguístico é ler Goodman (1971), quando ele define a leitura como processo interativo entre pensamento e linguagem.. esse é um dos caminhos para se compreender o modelo psicolinguístico. Abraço!

    1. Para que seu texto seja claro, compreensível e possa transmitir a ideia que você queira passar, é importante que ele tenha duas características: COESÃO e a COERÊNCIA. COESÃO diz respeito às regras gramaticais, concordância. etc. Já a COERÊNCIA é o sentido, ou seja, as ideias têm que ser claras. O que você escrever deva ser objetivo e claro para o leitor. Os parágrafos devem estar em sintonia. Não é só colocar palavras bonitas no papel, mas abordar claramente e com simplicidade o tema proposto. Abraço!!

    2. Olá. Nesse caso o aluno só falhou no quesito coerência (sentido). Baseado no tema é importante rever as ideias, os parágrafos, os argumentos a favor ou contra naquilo que foi proposto. Tudo isso é o sentido que o texto vai ter. Ter clareza nas ideias. Expô-las de forma objetiva.

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