Psicolinguística é o estudo das conexões entre linguagem e a mente que começou a se destacar como disciplina autônoma nos anos 1950.Ela não se confunde com a Psicologia da Linguagem por seu objeto e metodologia,apesar de muitos teóricos afirmarem que a Psicolinguística é um ramo interdisciplinar da Psicologia e da Linguística.De alguma maneira, seu aparecimento foi promovido pela insistência com o linguista Noam Chomsky (um dos psicolinguistas mais importantes) defendeu,naquela época, que a linguística precisava ser encarada como parte da psicologia cognitiva,além de outros fatores como o interesse crescente da Linguística pela questão da aquisição da linguagem.
          A Psicolinguística analisa qualquer processo que diz respeito à comunicação humana,mediante o uso da linguagem(seja ela de forma oral,escrita,gestual etc.).Essa ciência também estuda os fatores que afetam a decodificação,ou seja,as estruturas psicológicas que nos capacitam a entender expressões,palavras,orações,textos.
         A PSICOLINGUÍSTICA  é o estudo dos processos cognitivos envolvidos e na produção da linguagem.Ela se relaciona com diversas outras disciplinas como as ciências da linguagem,a neurologia,a neurobiologia,a psicologia e as ciências cognitivas.
          A PSICOLINGUÍSTICA é composta dos seguintes domínios:aquisição da fala e compreensão da linguagem,percepção da fala,produção oral e escrita,leitura,distúrbios da linguagem e linguagem e pensamento.
 Psicolinguista: Silva,Robson
confira abaixo o slide de fotos da turma formada em Psicolinguística pela FAP(Faculdade do Baixo Parnaíba,Chapadinha-MA)em  2008.