Em que consiste o aprender significativo?
  1. o aprender é um processo de significação do sujeito,ação subjetiva do ser,isto é,o processo precisa ser exercido com liberdade,com desejo,e não  por imposição,pela simples razão de que,em uma relação dialógica entre sujeitos,sempre ocorrerão trocas- o processo contínuo de reconhecimento do outro.

  2. Nesse sentido,quando as trocas são impostas,a relação é de opressão;quando a obrigação sem sentido de ser entra por uma porta,o prazer sai por outra,e não há parceria,mas sim uma relação em que o contrato implícito a ela é a de sobrevivência,e a tensão está posta;ao contrário,quando a relação é de libertação,a maior obrigação é a do entendimento mútuo,da alteridade,é parceria sendo construída parte a parte,em que o contrato posto é o de explorar ao máximo a vivência dos sujeitos imbricados pelo prazer posto no aprender. 

  3. O prazer em aprender está no perceber e sentir visceral em devir,tendo como força motora os desejos,posto que somos sujeitos.Nas relações movidas pelo reconhecimento à alteridade,nesses processos educacionais,teremos a possibilidade de construir o saber e a aprendizagem significativa,com trocas vivenciadas e não por imposições sociais ou pessoais.Assim,esta relação,pelo menos a que se propõe aqui,implicará a Aprendizagem Significativa- o sujeito dando significado próprio ao que foi aprendido e,ainda,realizando trocas de significados.Por nossa natureza particular,o ser humano é antes de tudo o construtor de sua realidade,que é resultado direto de seu processo de significação no mundo.Assim,nós somos os únicos responsáveis e construtores de nossa história e vida.   Silva,Robson /Fonte: Pedagogia do Amor- Caminho da libertação na relação professor- aluno: FREITAS,Nilson Guedes-4º edição