1. PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS BÁSICOS
1.1 Uma Pedagogia genética: Princípios ligados ao fato-homem Ser Cósmico
 
(…) A primeira necessidade é ressuscitar o homem na trama da realidade, na seiva da vida, dos quais uma certa educação o afasta.
Incorporado à natureza, o homem deve considerar esse pertencer como uma riqueza extraordinária.
A natureza viva permanece a matriz do homem.Entre ele e  ela existe uma co- naturalidade especial.Nunca ele pode esgotar numa vida a admiração que tem ao descobrir tantas realidades.
Qualquer ensino deve manter-se nessa ligação.Jamais cortá-la ou esquecê-la.Nunca deixar o ritmo da vida
cessar de vibrar no homem, o coração da vida universal de bater no seu peito.
  
(…) Sim, devemos restabelecer o contato vivo, a ligação entre pessoa e natureza,pessoa e vida. Sabemos
que só a vida ensina a vida.Devemos deixar a vida jorrar nos programas, nos conteúdos, nos métodos
utilizados, no clima de trabalho, nas pessoas presentes. Devemos saber criar um ‘meio de vida’ e não só
de ideias, onde todos acharão a força de crescer.
 
Por: Robson Junior
FONTE:  ETAVE, Roberto J. C. Uma Pedagogia para o homem. Petrópolis: Vozes, 1971