CONSERVAR E AMAR O BEM

" Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas" GOETHE

Com essa citação, reflito, partilho, essas palavras sensatas e evangelizadoras do imortal Pe. Léo, SCJ.

conservar significa cuidar. Os seres humanos não aprenderam a conservar aquilo que é bom em si mesmo, na natureza, nos outros, no mundo.
Por que o homem vive degradando o meio ambiente? Por que ainda não aprendeu a contemplá-lo? Por que tanta maldade no mundo?

Sabe por que nós nã oconservamos as coisas boas? Porque a graça de Deus tem quatro marcas principais e o mundo não ensina a nos adaptarmos a essas quatro marcas:

1. A primeira marca do amor de Deus a ser conservada é o exagero, o amor de Deus é exagerado.

[…]

Tente contar as estrelas do céu, as plantas. Quantos milagres já aconteceram na sua vida hoje? Talvez você dirá nenhum. Mas você já agradeceu a Deus por acordar, estar vivo, andar? Você é um milagre ambulante.
Você sabe qual é o instrumento mais perfeito que existe no universo? A mão humana, capaz de trinta e quatro movimentos e sensações diferentes e específicas, que nenhum computador até hoje consegue reprduzir.

[…]

2. A segunda marca do amor de Deus é o silêncio, e talvez por isso a gente não dê tanto valor. Uma flor, quando se abre, não faz barulho. O sol, quando se põe, não faz barulho. Deus faz tudo no silêncio. Um bilhão de árvores cresecendo nã ofaz barulho, mas uma árvore caindo faz um barulho medonho.
[…]
Os seres humanos perderam a dimensão do silêncio. Na verdade, temos medo do silêncio. (grifo meu)

3. A terceira marca do amor de Deus é ser de graça. Você não paga nada, não tem mérito nenhum.
O amor de Deus é gratuito, infinitamente de graça. A vida é  graça, é dom, é presente, é oferecido. Deus não obriga.

[…]

4. A quarta marca desse amor de Deus é manifestar-se por meio de pequenos detalhes. Enquanto vivermos na generalização, não experimentarmos o amor de Deus e se não aprendermos a conservar as coisas boas,não seremos felizes.
[…]
Sabe o que significa o compreender e guardar o bem? Guardar esse amor infinito de Deus, que é exagerado, silencioso, de graça? É descobrir que esse universo foi feito para  você. Se você fosse a única pessoa no mundo, Deus não amaria mais você doque ele já ama. Porque você para Deus é único no mundo. O dia em que Jesus for para você o único no mundo, você já aprendeu esse segredo.

FONTE: Buscai as coisas do alto. Pe. Léo, SCJ

Robson Silva